O Google está lançando um novo recurso em sua página de buscas, para sites que são projetados para iPhone e dispositivos Android. Os resultados de páginas que funcionarão bem no seu Smartphone agora têm as palavras “Mobile-friendly/Para mobile” na frente do resumo.
Também é citado pelo Google que o “Mobile-friendly/Para mobile” posiciona melhor o seu site nas páginas de buscas, colocando medo nos Webmasters que não dominam o design responsivo.
Embora o Google diga que a atualização estará disponível nas próximas semanas, nossa equipe já conseguiu visualizar no iPhone:
Em particular, o Google considera uma página corretamente projetada para Smartphones e Tablets, quando:
- Evita softwares que não são comuns em dispositivos móveis (a exemplo do Flash);
- Possibilita a leitura do texto sem zoom;
- Tamanhos proporcionais do conteúdo para a tela, evitando que os usuários rolem a página horizontalmente ou utilizem zoom;
- Os links estão separados o suficiente para ser facilmente clicado;
Esta não é a primeira vez que o Google tenta fazer sites em versão mobile se destacarem em suas páginas de busca.
No início deste ano, foi introduzido uma TAG semelhante que alertou as pessoas sobre falhas com redirecionamentos em navegadores móveis.
Embora seja de grande valor o fato do Google estar alertando as pessoas de forma proativa sobre a navegação em dispositivos móveis, ainda há frustração por parte de alguns usuários enquanto navegam no celular, como sites que pedem para você baixar um aplicativo enquanto navega pelo mesmo.
Fonte: Gigaon
Adaptação: Jefferson André Voigt